sexta-feira, 31 de outubro de 2008

ELE PAGOU O PREÇO, MAS NÃO PODE ENTRAR

Imagine que você tenha comprado uma casa que foi extremamente cara, e você está muito ansioso para passar a morar nela, pois era a casa dos seus sonhos. Já está pensando em como vai decorá-la, que móveis irá colocar, a cor que ela vai ser pintada e etc. Chega então o grande dia de se mudar para lá.

Chegando nessa casa, logo na entrada você percebe que tem alguém ainda morando nela. Toca a campainha, a porta se abre e então aparece alguém que o saúda, lhe dá as boas vindas e o pede para entrar. Muito desconfiado, você pergunta quem é a pessoa, e o que estaria fazendo ali na sua casa.

- Ah, eu cuido desta casa, desde quando viviam aqui os antigos donos. Agora foi vendida para você, mas creio lhe comunicaram a existência de certas restrições para sua permanência aqui. Por exemplo, o banheiro, a cozinha e a sala de estar são de minha posse. O resto pode fazer o que quiser, mas esses outros são meus, eu decido o que fazer com eles.
Nisso, você assustadamente responde:

- Mas veja bem, como pode ser uma coisa dessas? Eu paguei por ela, e agora em certos cômodos não posso entrar, não posso decidir o que fazer, não tenho o direito de posse? Isso é um absurdo, eu paguei por ela toda e não somente por um pedaço! (claro que você não responderia nessa calma, mas deixemos assim, vamos em frente)

- É assim que vai ser, ou você pode ir embora. Se não for do meu jeito, você não pode morar aqui.
- Mas você não está entendendo, a casa é minha, eu paguei por ela!!!
- Entendo, mas banheiro, cozinha e sala de estar, nem pensar, entendeu?

Vamos encerrar por aqui essa discussão que até eu mesmo estou ficando com vontade de ir lá e atirar essa pessoa pela janela (do segundo andar)! Penso já ser possível caminhar para o objetivo deste exemplo dado, que parece ser um absurdo, mas numa meditação acabei vendo que é, infelizmente, a coisa mais comum do mundo.

O nosso coração é uma casa. Nós não somos seus donos, porém cuidamos dele e escolhemos quem viverá nele. São duas as possibilidades de moradia, ou é habitado pelo reino de Deus, tendo como Jesus o dono ou é habitado pelo mundo e bem sabemos quem é o príncipe deste mundo e do que há nele.

Então quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, ele ouve dos céus e vem para habitar em nossa vida, pois ele já pagou o preço pela nossa casa, só estava esperando o antigo dono ir embora para que ele fosse convidado. Porém, quando Jesus chega, nós simplesmente temos a mesma atitude tomada pela pessoa no exemplo, aceitamos o senhorio de Cristo em algumas áreas de nossa vida, porém em outras Ele não pode tocar. Creio que Jesus fica perguntando – Mas eu paguei por tudo, quero cuidar de toda sua vida daqui pra frente, te guiar em todas as áreas, estabelecer meu reino. Como assim ter áreas que não posso entrar?

Você deixa Jesus entrar no lugar onde faltava paz em seu coração, e Ele vem e enche e agora você sempre sentirá paz. Ele entra no lugar onde estava a doença e cura toda a dor e agora você é uma pessoa sã. Porém quando Jesus quer entrar no lugar onde estão as mentiras que você conta, as murmurações e fofocas contra as pessoas, a prostituição, a lascívia, adultérios e fornicações, nessas áreas você não deixa Jesus entrar.

Quando é para entrar na área financeira da sua vida que está quebrada, você até grita mais alto – JESUS, entre aqui nesse cômodo, por favor, dá um jeito que a coisa está feia! Daí Jesus vem, entra, te abençoa, prospera, mas quando ele olha para o cômodo do lado e diz: Filho, quero mudar aquela área ali também chamada passado, estou vendo muitos traumas, quero entrar lá e tirar tudo de ruim - você já grita desesperadamente: Não! No meu passado não. Aquela área não tem mais jeito, é muito triste, tem muita coisa ruim, eu fiz muitas coisas imperdoáveis naquela área, e muitas pessoas me fizeram sofrer ali, não entre! E assim nossa vida prossegue. Jesus triste num canto do nosso coração onde ele pode governar, vendo o vazio e a podridão do resto.

E o grande mal, a pior coisa de todas é o que os homens fizeram para acabar de uma vez com o Senhorio de Cristo. Nós dissemos: O Senhor só pode tomar posse do que é seu dentro dos templos, fora não! Dentro das igrejas pode ficar a vontade, mas do lado de fora não. Isso é visível no fato de termos muito amor e santidade nas reuniões com os irmãos, mesmo que lá fora sejamos pessoas sem caráter, que brigamos, roubamos, sempre nos dando bem em cima dos outros, invejando, difamando, apedrejando aos outros por erros que cometemos até de formas piores.

Então dentro do templo reina a paz, pois ali Jesus é o Senhor, mas chegando em casa, o pai não trata bem sua família, não lhe dá atenção. Os que estão em necessidade vão morrer de fome, pois fora do templo não há misericórdia. Os viajantes não encontram hospitalidade nem uma mão amiga para segurar. Fora do templo não há abraços com amor não fingido, não há integridade nem o colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas.

E para acabar com o resto de esperança que existe, estamos dizendo assim para Jesus agora: Dentro do templo o Senhor pode governar, mas isso acontecerá somente das 20h as 21h30min, nas terças, sextas e domingos. Se passar desse horário e desses dias já não estaremos lá, pois teremos o jogo na televisão, a novela, um jantar, uma viagem, etc.

Resumindo, Jesus já não pode ser Senhor em nenhum lugar em nossas vidas, em nossa sociedade, e ainda perguntamos por que o mundo está tão ruim, porque estão acontecendo tantas coisas terríveis. A resposta é muito simples.

Dá até nojo ver essa situação e estar em lugares onde Jesus não está, imagine como é estar num lugar onde o Rei dos Reis é limitado por nós mesmos, aqueles pelos quais se entregou, amou e continua amando. Falamos de avivamento, mas não deixamos Jesus ser Senhor de toda a nossa vida. Desanimamos e não entendemos o que está acontecendo, mas a realidade é que Jesus não mora em nenhum lugar do nosso coração, pois ou Ele é Senhor ou Ele não está. Já que o Jesus limitado não está nos templos, pode ter certeza que o que entra lá hoje é a religiosidade, com o seu Deus, o Deus da religião (mais conhecido como mortinho).

Certa vez um Jovem rico perguntou para Jesus (numa linguagem de acordo com que estou falando) que área da vida dele estava faltando ter Deus em primeiro lugar, pois em todas as outras já estava bom, para que ele tivesse a salvação. Quando Jesus respondeu que só faltava ele vender tudo e dar aos pobres e depois disso seguir a Jesus, aquele jovem foi saindo triste, pois naquela área Jesus não podia entrar, e perdeu a chance da sua vida de ter a vida.

O avivamento é simples, só precisa de um Jesus soberano reinando em nós. Ele não quer estar nos templos, mas sim em nosso coração. Ele quer estar onde nós estamos, podendo agir em todo lugar, mostrando quem Ele é para todas as pessoas. Pode ter certeza que se Jesus é o Senhor de um coração e encontra outro onde possa entrar e fazer morada, não importa quem é ou era a pessoa, ele fará a obra, pois ele não reforma, ele derruba e faz novinho em folha.

Nisso veremos que as meretrizes, viciados, miseráveis e os outros pelos quais ninguém dá nada entrarão à nossa frente no reino dos céus, pois obedeceram e entregaram toda a sua vida ao Senhor Jesus. Veremos o avivamento nessas pessoas, o fogo, a glória, sinais e maravilhas sendo operados por eles. Entregue tudo a Ele também, pois ele é fiel e digno e pagou o preço pela casa toda, e só quer o nosso melhor. Veja as áreas que faltam e pedindo perdão, deixe-o ser Senhor. Eu quero isso na minha vida, fazer parte do rebanho do meu Pastor por inteiro.

I Coríntios 6.20 – “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

Mateus 21.31b – “Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.”

Efésios 3.17 - “Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, 18 - Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, 19 - E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.”

Deus abençoe,
Um grande abraço.
Jef Jones


terça-feira, 28 de outubro de 2008

NOS CACOS DE UM VIDRO QUEBRADO

Muitas vezes em nossa vida existem coisas que quebram nosso coração. Às vezes uma única coisa traz tristezas para o resto da vida. Uma perda, um acidente, a dor, palavras, atitudes, etc. Você sabe o que é se já aconteceu com você.
E assim como num vidro normal, nosso coração quebra em vários pedaços pontudos e desalinhados que acabam machucando tanto a nós mesmos como a qualquer um que se aproxime. Isso cria uma vida de dor e solidão, que nos condena a nunca sentir felicidade, dar um sorriso, ser consolado por um abraço gostoso.

A única saída e chance que temos para restaurar nossas vidas é saber que mesmo nos cacos de um vidro quebrado é possível ver um reflexo, o reflexo de Jesus, que se aproxima e não se importa em nos ajuntar da lama, mesmo podendo ser machucado por nossas pontas, nossa rejeição a Ele e a tudo. Isso porque ele já fez muito mais por nós entregando sua vida lá na cruz.

E essa imagem gloriosa, ainda que incompleta por estarmos quebrados, mesmo que não passe de um reflexo num caco de vidro, nós dá um centelha de esperança. E nessa esperança vemos Jesus construir nosso coração novamente, porém dessa vez há algo diferente, o vidro agora é temperado. Quem conhece melhor o assunto, sabe que o vidro temperado é diferente do comum (é feito por um processo especial), ele tem uma força, uma energia dentro dele que o faz quebrar em muitos pedaços homogêneos e não pontudos.

Do mesmo jeito, quando Jesus restaura nosso coração, ele põe energia dentro dele, que é o seu amor, a sua paz, sua alegria, a fé... Tira todo medo, vergonha, inveja, amargura, solidão. E agora, restaurados, podemos continuar nossa vida, refletindo perfeitamente aquele que nos salvou em meio aos cacos, sendo transparentes com o resto do mundo, transparentes com a gente mesmo. Esse coração é o que Deus deseja que tenhamos.

E se algo der errado, e se errarmos?

Dessa vez será diferente, o vidro é temperado, ele não quebra, ele se quebranta. Se quebranta em muitos pedacinhos homogêneos liberando sua energia interior. Quando algo der errado, dessa vez o caminho é se quebrantar perante Jesus, e ele virá novamente, e mandará seus servos que nos ajudarão, agora sem se machucarem e nós mesmos não nos machucaremos também, pois não há mais rejeição.

E o mestre da vida, nos restaurará... e nunca nos deixará, e cada vez fará melhor, com mais energia, mais do seu amor, e a cada dia seremos mais perfeitos, vivendo de quebrantamento em quebrantamento, restauração em restauração, pois ele faz o impossível. Aos homens pode ser impossível juntar cacos e fazer algo novo, mas para Deus nada é impossível, essa palavra só existe no vocabulário de Deus para descrever o que ele não é. Ele tem uma nova vida para nós.

Veja Jesus refletindo nos cacos de seu coração e deixe-o caminhar até você e te restaurar, mesmo que a dor seja grande e a luz quase imperceptível. Tenha esperança, a mesma esperança que senti em minha vida e muitos outros têm conhecido a cada dia. Se você já foi restaurado, deixe-o ser refletido aos que estão a sua volta. Seja transparente para com os outros e para você mesmo. Pare de sofrer, pois não é isso que ele quer pra você. Peça a cada dia um novo coração para Jesus, Ele é o mestre nessa arte. Ele te ama.

“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” Salmos 34.18

Deus abençoe sua vida e ministre seu coração.
Quero ver um sorriso nos seus lábios.
Jef Jones

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A MORTE DE JOÃO BATISTA

Lendo a palavra em Mateus 14 onde fala da morte de João batista e o momento que anunciaram a notícia para Jesus, comecei a imaginar o que aconteceu nas entrelinhas, nos detalhes que não estão escritos lá. Então escrevi o que poderia ter acontecido entre dois versículos e imaginei como era viver com Jesus, ver suas reações, sua divindade dentro de um homem de carne e osso num momento difícil. Creio que seu poder se revelava em sua simplicidade. Seja bem vindo a minha imaginação, e comentem, pensem junto.


Mateus 14.12 - E chegaram os seus discípulos, e levaram o corpo, e o sepultaram; e foram anunciá-lo a Jesus.

Era de manhã bem cedinho, o sol começava a dar os primeiros raios de luz enquanto Jesus dormia profundamente em sua cama, repousando seu corpo que estivera muito cansado com o intenso cronograma ministerial dos últimos meses. Seu espírito resplandecia como luz, porém sua carne sentia a necessidade do descanso.

Descanso necessário ainda mais depois das horas de oração gastas quando já não havia mais ninguém olhando, nem discípulos, nem multidão, fariseus ou doutores da lei. O monte era seu lugar favorito, talvez por ter uma visão daqui da terra mais parecida com a que tinha quando estava junto ao Pai, ou por sentir-se mais perto de Deus, ou somente para poder ficar sozinho e vê-lo face a face...

Falamos (e lemos) na bíblia que Moisés viu a Deus pelas costas mesmo sendo homem, Isaías teve a visão do Senhor em seu trono, e outros homens que também tiveram grandes experiências com Deus. Mas já paramos para imaginar as experiências do Cristo homem aqui na terra em seus momentos de oração? Creio que Jesus pudesse ver seu Pai aparecer diariamente caminhando ao seu encontro no monte, nos jardins, nos desertos e etc., pois quando este ouvia seu chamado, seu clamor, seu anseio por Ele, vinha simplesmente para estar com o filho amado, pessoalmente, intimamente, gloriosamente. Era o plano de Deus para o Homem se cumprindo em Cristo, só que de Deus (pai) para Deus (filho).

Voltando ao quarto naquela manhã, de repente Tiago, um de seus discípulos entra pela porta apressadamente e vê que o mestre dorme. Chama por ele – Rabi, Rabi! – Porém o sono era profundo e Jesus não demonstra nem sinal de ter ouvido. Tiago aproxima-se e toca o Mestre, o chama novamente até ver a resposta –Aaaaaaaaaaaa!-, boceja, Ele está acordando.

Ele abre um dos olhos, abre o outro, o rosto está inchado. Olha para Tiago, até que focaliza seu rosto, vê que ele está apreensivo, triste – Tiago, o que foi? Aconteceu alguma coisa?

- Mestre, tenho uma notícia muito ruim para dar, porém acho que o Senhor gostaria de saber o quanto antes . Infelizmente soubemos que João Batista foi morto por Herodes. Seus discípulos buscaram seu corpo e o enterraram, ele foi decapitado a pedido da filha de Herodias.


Jesus levanta-se, vai até a janela, abre-a e vê o sol que acabara de nascer, porém sua luz não brilhava mais tão forte depois desta notícia. – Mais um – disse o Mestre. Tiago não entendeu, mas Jesus bem sabia o que falava, Ele vira a vida de todos os profetas e a morte de cada um deles através do próprio povo de Israel, o chamado povo de Deus. Homens escolhidos, usados para transmitir as palavras de Deus ao povo, agora mortos, fugitivos, sofredores.

Seu coração se enche de tristeza, pois amava João Batista, conhecia sua vida, sua integridade e fidelidade para com Deus. Continua fitando os olhos no horizonte pela janela, vê o mar e nele o reflexo do céu. Olhando para o alto sente-se confortado ao saber que ao menos João não sofreria mais, estaria com o Pai em segurança, esperando pela renovação de todas as coisas, a manifestação dos filhos de Deus.

Mas Ele ainda estava aqui, e sua missão ainda levaria um tempo para se concretizar. Pensou em todo o caminho que havia pela frente, seus sentimentos irradiavam pelo quarto, a tristeza, o conforto, a esperança e a força para continuar. Tudo demonstrava como fora afetado pela notícia. Tiago, que continuava perto da porta olhando para Jesus, foi impactado ao ver o semblante do Mestre, sua reação, seu amor pelo homem e sua tristeza em ver a injustiça que havia acontecido, em como a criação mais preciosa de Deus se desviara de seus caminhos.

- Vamos nos retirar, chame os discípulos. Arrumem o barco, atravessaremos o mar. Deixe-me por um momento, vou me arrumar e já encontrarei com vocês na praia - Vestiu-se, calçou as sandálias, não teve fome naquela manhã, abriu a porta e rumou para a praia. Os vizinhos começaram a ver Jesus passando por suas casas – para onde ele vai? – perguntavam-se.

Mateus 14.13 - E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades.

Deus abençoe,
um abraço.
Jef Jones



segunda-feira, 6 de outubro de 2008

QUAL DEUS VEM HOJE?


Estava acordando. Era um dia nublado, o trabalho seria normal, não tinha festa nem nada de diferente planejado, mas meu coração já pulava de alegria esperando o momento de poder falar com meu Deus.

Chegando a hora, ansioso como estava, entrei no lugar secreto (leia-se lugar onde falo com Deus em particular), fechei a porta, esqueci do mundo, liguei um som de fundo e lá fui buscar a presença de Deus.

Passou um tempo e nada tinha mudado...Percebi que tinha algo errado. O Deus que eu esperava não veio, mas somente o que eu estava chamando. A sala continuou quieta, nenhuma presença viva, nenhum sussurro sequer. Entendi que esperava um Deus vivo, mas chamava por um Deus morto. Quem é o Deus morto? Ficou curioso? Talvez você chame pelo morto todos os dias e nem se dê conta.

O deus morto é o da Religião. É cômodo chamar esse deus, é mais fácil. Sempre que você acorda e por costume pede proteção para o seu dia e não sente a presença protetora do Deus vivo, o da religião vem. Sempre que você vai à igreja pensando no que vai passar na televisão depois, ele está lá...Sempre que você pede ajuda para realizar seus desejos egoístas, o deus da religião aparece, ele não falta. Quando você vive uma vida de promiscuidade, mentiras, intrigas, fofocas, e ainda finge estar tudo bem com sua vida espiritual...Esse deus não sai do seu lado.

O pior não é ele vir, pode acreditar. O pior é se acostumar com ele achando que é o vivo. O pior é sentir o vazio profundo que o Deus da religião deixa e pensar que aquilo é o máximo.
O pior é que isso acontece de uma maneira assustadora no mundo. A única coisa boa é que muitos já estão desconfiando que o deus da religião não é o Deus vivo.

Voltando ao meu dia, lá estava eu indignado com aquela situação, dizendo: Não é esse Deus que eu quero não! E queria descobrir o que estava errado. Peguei a Bíblia que fala do Deus vivo, abri em Isaías (6) onde mostra um Deus que com sua voz faz tudo estremecer, assentado num alto e sublime trono, e depois em I Reis (consagração do Templo), mostrando um Deus em cuja presença gloriosa os homens não conseguem ficar de pé, e disse: é esse que eu quero! O Deus vivo, não o deus que responde ao meu comodismo, mas aquele que responde a minha fé. Comecei a visualizar em minha mente e a clamar pelo Deus verdadeiro e de repente, aquela presença maravilhosa encheu a sala, com aquela voz que bem conheço... Era o Deus verdadeiro. E quando ele chega o morto não tem como ficar. Dali pra frente foi só alegria, amor e tudo de bom que existe.

Percebi que a imagem que temos de Deus influencia totalmente o que esperamos e o que conheceremos. O que esperamos vai vir, pode ter certeza. Muitos imaginam um Deus velho de barba branca, cansado, que na verdade é um dos vários disfarces do deus da Religião. Outros vêem um Deus despreocupado com o mundo, alheio aos sentimentos das pessoas, ou um Deus que não passa de uma formação intelectual e filosófica. Ainda tem a energia cósmica, ÓVNIS, duendes, sei lá...Nem quero conhecer os milhares de disfarces do deus da religião.

Só sei que o que está por trás é morto e não preenche o vazio que todos os homens tem em seu coração. Esse vazio só o verdadeiro preenche. Só o verdadeiro traz as palavras de vida eterna, conselhos que tanto necessitamos e nos dá sabedoria para viver e alegria para enfrentar as maiores adversidades.

Não sei qual Deus você tem chamado todos os dias, mas se tem sido chato, se tudo parece estar morto, se o seu coração nem ao menos vibra no encontro com ele, é o da religião. Se por causa disso você já parou de tentar ter um relacionamento com Deus faz tempo, nem vai à igreja mais porque é um saco, pode ter certeza, com o da religião sempre é um velório mesmo (ele é morto). Mas ele não é o que você precisa.

Meu desejo é que você fique indignado também e veja na palavra que o Deus verdadeiro é vivo, que é como fogo consumidor, que Ele é amor, é recompensador daqueles que o buscam, é nosso pai, nossa fortaleza, nosso mestre e guia. Entenda que ele quer estar com você, mas precisa que você mande o morto embora.

Se você já conhece o vivo, continue a vigiar e não deixe o morto entrar pelas brechas, esfriando seu coração e tirando sua alegria. E mostre o vivo para aqueles que só tem vivido com o morto. As coisas são tão simples com o Deus verdadeiro que parece difícil de acreditar, mas creia, é assim mesmo. É bom demais!

Quer ver quem pensava assim também? Olha o que Davi disse:

“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?”. Salmo 42.2

E Então, qual Deus vem hoje?

Um abraço,
Deus abençoe sua vida.
Jef Jones