quarta-feira, 18 de março de 2009

MOTIVOS PARA RIR E CHORAR


Lá no livro de Eclesiastes 3.1-8, diz que há um tempo determinado para tudo debaixo do céu, e cita alguns exemplos como tempo de nascer e de morrer, tempo de plantar e de colher, tempo de matar e de curar, tempo de abraçar e de se afastar, tempo de rir, tempo de chorar.

Entretanto, conforme vamos vivendo, vê-se que há sempre exceções à regra, e ficamos muitas vezes atônitos diante delas. Hoje o que me faz refletir é a existência de momentos onde deveríamos rir e chorar ao mesmo tempo.

Nossa vida não é um ponto, um ambiente, um mundo apenas, mas o conjunto de várias vidas, em vários lugares, com vários sentimentos diferentes para cada lugar. Temos o mundo do trabalho, o mundo da família, o mundo da igreja, do relacionamento conjugal, do namoro, o mundo do lazer, da multidão, o mundo da solidão e etc. Em cada um destes podemos estar passando por diferentes situações que às vezes são boas, às vezes são ruins. Posso brigar com meu pai e no mesmo dia receber um aumento de salário no trabalho, sorriso de um lado, choro do outro. Rir em meio à multidão e tremer como uma máquina velha de lavar roupas de tanto chorar sozinho no quarto.

E nesse emaranhado de vidas, acabamos não sabendo escolher entre rir e chorar, pois é tempo de fazer as duas coisas por diferentes motivos, e muitas vezes temos que segurar firme e apenas sorrir, mesmo que isso seja extremamente difícil. Claro que tem gente que explode, e não é por acaso que os psicólogos têm muito trabalho hoje em dia, além de pessoas que só conseguem viver a base de remédios para se controlar.

Como a palavra é base para tudo em nossa vida, aprendo que uma hora ou outra os sentimentos acabam vindo à tona, e não é bom mesmo que sejam reprimidos para sempre, mas o certo é que possamos expressá-los nem que seja somente diante de Deus ou de alguém de confiança.

Por isso, a hora do choro é inevitável, mas ela não pode ser eterna, há um limite. A bíblia fala que aquele que semeia com lágrimas, com júbilo colherá (Sl 126.5) e que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30.5). O normal é que um dia a tristeza vá acabando em cada um dos mundos em que vivemos.

Entretanto, não há limite para a felicidade, nem para a alegria. A bíblia nunca diz para cuidar que depois de uma manhã de alegria virá mais uma noite de tristeza. Isso pode acontecer, mas não é regra. O segredo é manter o sempre nossos olhos em Jesus, que não prometeu que nunca choraríamos, porém nos dá esperança para continuar a lutar e a promessa de um dia sorrir.

E muito mais que isso, o Pai nos garante que um dia viveremos num novo céu e numa nova terra onde não haverá mais choro e nem pranto, eternamente. Muitas vezes essa esperança já basta para vencer a tristeza, dar a volta por cima e pular de felicidade, ao ponto das pessoas não entenderem porque os filhos de Deus sorriem mesmo em meio as lutas. Maior exemplo que esse é de nossos irmãos na igreja primitiva que cantavam em plena arena antes da morte.

Portanto, aproveite cada sorriso, cada momento de alegria e não deixe se perder nenhuma centelha de felicidade. Tenha sempre esperança que coisas ruins um dia passam e que o cristianismo que vivemos é de um Deus vivo que está ao nosso lado em todos os momentos.
Vou chorar até que se sequem as minhas lágrimas, porém meu sorriso nunca terá fim...
Deus abençoe sua vida
Um abraço
Jef Jones

terça-feira, 3 de março de 2009

CRESCENDO OU ENGORDANDO?


Estou com muita vontade de escrever, e hoje é pra descomplicar uma parte que tem levado muitos irmãos a desanimarem da fé. Além de desanimarem a si mesmos eles acabam desanimando a outros, e até eu mesmo fico desanimado quando vejo essa situação.

Tudo começa quando conhecemos Jesus, caminhamos com Jesus, somo alimentados, nutridos, sarados, ensinados e engordamos como uma criança que nasce e é bem tratada. Porém, depois disso tudo, quando chega a hora de ter responsabilidade e não ser apenas um abençoado (recebedor), mas sim um abençoador (doador), a pessoa pára.

Às vezes pára por não saber o que fazer (não ensinaram ela como ser um abençoador), e isso infelizmente demonstra um cristianismo muito raso vivido por aqueles que são os “pais” espirituais da pessoa. Seria como um animal que não ensina seu filhote a caçar, e logo que se afasta o filhote morre, é desleixo mesmo.

Outro caso é quando os pais mimam muito e não querem que o filho faça nada, apenas receba, o que é errado, pois somos criados para edificar também e não somente sermos edificados. É aquele cristão que nunca delega nenhuma responsabilidade ao seu filho na fé, ele mesmo quer carregar todo o fardo sozinho, quer fazer tudo, quer ser o “ungidão” e não ensina como seu filho deve se alimentar sozinho da presença de Deus. O pai que jejua, ele que ora pela enfermidade, ele que pede perdão pelos pecados da pessoa, e etc. Muitas igrejas são assim, o pastor faz tudo e os 100, 200, 300 bebês espirituais só recebem.

Mas o pior caso de bloqueio no crescimento da vida cristã que tenho presenciado é o COMODISMO. A pessoa não cresce por que não quer mesmo. É aquele que se esconde na igreja pra não ter que fazer nada, não assumir nenhuma responsabilidade, não quer cuidar de nenhuma alma, não participa de nenhum ministério, e quando participa ou faz qualquer coisa é por obrigação, só pra não ficar tão feio, e sempre com o mínimo esforço possível, além de sempre ser de cara amarrada.

O pior é que desse ponto pra frente (de passar de recebedor para doador), ou a pessoa se torna uma benção, ou ela vai ser o cristão mais chato da igreja. Um exemplo simples é que quando a pessoa tem mais tempo de fé, o certo é que além de ir num culto pra ser renovado e celebrar a Deus, ela vá para servir, para ajudar e ter comunhão com os irmãos, para receber os novos, para aconselhar alguém que precise, para interceder e etc.

Mas o cristão chato, como não quer fazer nada e acha que já sabe muito, sai do culto e fica reclamando que a mensagem estava fraca, o pastor não estava inspirado, ninguém cumprimentou ele direito, o volume estava alto, a irmã desafinou no louvor, que demorou muito pra sair com o carro no fim do culto e assim por diante, resumindo, INSUPORTÁVEL!

E isso acontece por que não tem nada pra fazer, daí só fica olhando os defeitos. Mente vazia, coisa boa não vai pensar mesmo. E depois de um tempo, além de ninguém mais agüentar ele, ele mesmo não se agüenta, e um dia cai na real que não é abençoado e nem abençoa e infelizmente em muitos casos acaba saindo da igreja, para alegria de muitos e tristeza de Deus.

Eu saio sempre tão feliz das reuniões e isso porque fico lembrando das pessoas que ajudei, as conversas que tive, das que cumprimentei, do louvor que estava ótimo porque dei o meu melhor a Deus, e da pregação maravilhosa, pois além de estar com um coração sedento pela palavra, é uma porta de abertura para falar de Deus com os novos que ouviram a mensagem, nem que seja a do ceguinho de Jericó. E isso não é porque sou novo na fé não, mas porque entendi qual deve ser o foco. Sempre que começo a só olhar as coisas ruins acabo vendo que não estou fazendo nada para servir e ajudar.

Nem vou comentar sobre os grupos de crescimento, células, grupos pequenos e reuniões nas casas, ou o discipulado pessoal, pois se o cristão “obeso” não tem nem a mentalidade de ir pra igreja pra servir, muito menos num grupo ou individualmente com um novo convertido.
Paulo era com certeza alguém indignado quando encontrava os cristãos que só engordavam, mas não cresciam. E isto vemos em muitas passagens em seus livros na Bíblia.

Em Hebreus 5.12, o autor também fala sobre isso (olha a bronca): “Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.”

Por outro lado, se você ler I Coríntios 14.12-33, verá que aqueles cristãos iam à igreja para edificar também e não só para receber, a ponto de Paulo ter que escrever para por ordem no culto, onde cada um deveria respeitar a vez dos outros para falar e edificar a igreja.

Quando você se preocupa em abençoar os outros, Deus abençoa você, pode ter certeza. E é bem melhor Deus se preocupar com isso do que nós, pois somos muito limitados, mas Deus faz o impossível. Então, se você é novo na fé, não se preocupe, cresça, aprenda e esteja ansioso por poder abençoar a outros (essa ansiosidade é boa), mas se já passou o tempo e ao invés de crescer você só engordou, peça perdão a Deus e tome uma atitude, mudando de postura. Sua vida não será a mesma. SE MEXA, O REINO DE DEUS É TRABALHO!

E para finalizar, como Jesus é nosso exemplo em tudo, vamos ver o que ele falava sobre isso:
“A atitude de vocês deve ser igual a minha, porque eu o Messias, não vim para ser servido, mas para servir, e dar a minha vida por muitos” Mateus 20:28 (BV)

Deus abençoe sua vida.
Um abraço.
Jef Jones