quarta-feira, 18 de março de 2009

MOTIVOS PARA RIR E CHORAR


Lá no livro de Eclesiastes 3.1-8, diz que há um tempo determinado para tudo debaixo do céu, e cita alguns exemplos como tempo de nascer e de morrer, tempo de plantar e de colher, tempo de matar e de curar, tempo de abraçar e de se afastar, tempo de rir, tempo de chorar.

Entretanto, conforme vamos vivendo, vê-se que há sempre exceções à regra, e ficamos muitas vezes atônitos diante delas. Hoje o que me faz refletir é a existência de momentos onde deveríamos rir e chorar ao mesmo tempo.

Nossa vida não é um ponto, um ambiente, um mundo apenas, mas o conjunto de várias vidas, em vários lugares, com vários sentimentos diferentes para cada lugar. Temos o mundo do trabalho, o mundo da família, o mundo da igreja, do relacionamento conjugal, do namoro, o mundo do lazer, da multidão, o mundo da solidão e etc. Em cada um destes podemos estar passando por diferentes situações que às vezes são boas, às vezes são ruins. Posso brigar com meu pai e no mesmo dia receber um aumento de salário no trabalho, sorriso de um lado, choro do outro. Rir em meio à multidão e tremer como uma máquina velha de lavar roupas de tanto chorar sozinho no quarto.

E nesse emaranhado de vidas, acabamos não sabendo escolher entre rir e chorar, pois é tempo de fazer as duas coisas por diferentes motivos, e muitas vezes temos que segurar firme e apenas sorrir, mesmo que isso seja extremamente difícil. Claro que tem gente que explode, e não é por acaso que os psicólogos têm muito trabalho hoje em dia, além de pessoas que só conseguem viver a base de remédios para se controlar.

Como a palavra é base para tudo em nossa vida, aprendo que uma hora ou outra os sentimentos acabam vindo à tona, e não é bom mesmo que sejam reprimidos para sempre, mas o certo é que possamos expressá-los nem que seja somente diante de Deus ou de alguém de confiança.

Por isso, a hora do choro é inevitável, mas ela não pode ser eterna, há um limite. A bíblia fala que aquele que semeia com lágrimas, com júbilo colherá (Sl 126.5) e que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30.5). O normal é que um dia a tristeza vá acabando em cada um dos mundos em que vivemos.

Entretanto, não há limite para a felicidade, nem para a alegria. A bíblia nunca diz para cuidar que depois de uma manhã de alegria virá mais uma noite de tristeza. Isso pode acontecer, mas não é regra. O segredo é manter o sempre nossos olhos em Jesus, que não prometeu que nunca choraríamos, porém nos dá esperança para continuar a lutar e a promessa de um dia sorrir.

E muito mais que isso, o Pai nos garante que um dia viveremos num novo céu e numa nova terra onde não haverá mais choro e nem pranto, eternamente. Muitas vezes essa esperança já basta para vencer a tristeza, dar a volta por cima e pular de felicidade, ao ponto das pessoas não entenderem porque os filhos de Deus sorriem mesmo em meio as lutas. Maior exemplo que esse é de nossos irmãos na igreja primitiva que cantavam em plena arena antes da morte.

Portanto, aproveite cada sorriso, cada momento de alegria e não deixe se perder nenhuma centelha de felicidade. Tenha sempre esperança que coisas ruins um dia passam e que o cristianismo que vivemos é de um Deus vivo que está ao nosso lado em todos os momentos.
Vou chorar até que se sequem as minhas lágrimas, porém meu sorriso nunca terá fim...
Deus abençoe sua vida
Um abraço
Jef Jones

Um comentário:

Unknown disse...

Querido Amigo,
Creio que diariamente rimos e choramos por diversas coisas em nossas vidas. Muitas vezes o choro nos faz valorizar o sorriso que vem em seguida.
Mas ainda bem que temos a certeza que amanhã é outro dia, ou seja, mais um dia firme em Deus, seja chorando ou sorrindo, pois estou certo que serei salvo e estarei com Ele na glória!
Abs
Waine