segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ARRUMANDO A CASA


Ninguém gosta de ver a casa uma bagunça. Por mais que muitas pessoas não tenham tempo, vontade ou paciência para arrumar suas casas, ninguém realmente chega em casa (que está de “cabeça pra baixo”) e diz: Que maravilha! Tudo revirado, do jeitinho que eu gosto!

É engraçado constatar que ao visitar as pessoas, uma frase que geralmente eu ouço é “não liga pra bagunça”. Posso até não ligar, mas é impossível simplesmente agir como se ela fosse invisível. Além disso, uma coisa é visitar uma casa bagunçada, outra é viver 24 horas numa.

Creio que isso aconteça muito com Deus também. Ao longo da história foram distorcidos muitos valores, e um deles em especial, foi considerar a igreja como o templo (construção) e não como pessoas que fazem parte do corpo de Cristo. A palavra diz que nós somos a igreja, e é importante que haja organização na igreja de Jesus. A distorção desse valor fez com que muitos não se importassem em como estava seu mundo interior, pois não fazia a diferença.

Falando sobre templo, a palavra também fala que nós somos o templo do Espírito, e que Deus escolheu nossas vidas para fazer morada. Veja que Deus não queria apenas fazer uma visitinha, mas deseja habitar em nós!

Então convidamos Jesus para entrar em nosso coração e fazer nele morada, mas não nos preocupamos em arrumar o templo, botar nossa vida em ordem, em fazer da casa de Deus um lugar agradável para ele morar.

Já construíram tendas para Deus habitar, e quem conhece essa parte da Bíblia pode ver como o tabernáculo era cuidado. Construíram um Templo Belíssimo para Deus habitar e lá novamente cuidava-se para que Deus fosse honrado com o melhor. Mesmo com tudo isso que foi feito, Deus escolheu habitar no homem. Deus escolheu nosso coração, e isso só se justifica com uma coisa: amor.

Agora, mesmo com todo o amor de Deus, não podemos simplesmente dizer: Deus, pode entrar, mas não liga pra bagunça não. Temos que entender que por causa da sinceridade que há no amor, Ele não vai fazer de conta que tudo está bem, mas sim começará a tocar nosso coração e nos ajudará a colocar as coisas em ordem. Esse é o processo de crescimento em nossas vidas.

Deus começa a jogar fora aquilo que não presta ou só está ocupando espaço inutilmente. Às vezes isso dói, pois não queremos abrir mão de coisas que achamos importantes, mas na verdade só nos fazem mal. Depois Deus começa a colocar as coisas no seu devido lugar, e nessa fase aprendemos a ter prioridades.

Não vou me estender muito, pois o processo de Deus em nossa vida é longo e progressivo, mas também é muito recompensador. Precisamos somente aprender a abrir mão, e confiar que Deus quer fazer de nossas vidas uma verdadeira morada, que fique “a cara do dono”.

Quando Ele passar de uma simples visita para morador, sua glória, sua presença, sua benção, alegria e amor serão constantes e passam a exalar, como um perfume para os outros, um aroma que enche nossa vida e tudo ao nosso redor. Esse é o bom perfume de Cristo!

Assim é fácil entender porque muitas vezes não sentimos nada. Sabemos que precisamos botar a vida em ordem, mas não queremos abrir mão de nossas vontades. Deus vem e diz: “Filho, ou serei eu que comandarei sua vida, ou será você, nós dois não é possível. Se for eu, poderemos viver juntos, mas se for somente você, não poderei entrar.”

Por isso é necessário todos os dias morrer para o velho homem que quer dominar sobre o templo do Espírito. É preciso se humilhar diante de Deus e deixar que Ele, como prometeu em sua palavra, nos exalte.

Ele é o melhor que podemos ter, e a Ele vale a pena confiar a vida, confie a sua todos os dias também. Vamos fazer com que esse negócio de “Não liga pra bagunça” não se aplique a Deus, pois o preço foi muito alto e ele merece o nosso melhor. Assim poderemos cantar (e viver) aquela música do ministério Filhos do Homem (Casa Favorita) que gosto muito e fala assim:

Eu quero ser o lugar,
Onde você gosta de estar,
Eu quero ser sua casa favorita,
Quero ser o teu altar

Nós seremos!!!
Abraço, Deus abençoe sua vida.
Jef Jones

2 comentários:

Waine Eduardo disse...

Pr. J.J. Filho,
Belissimo texto.
Também sempre quero deixar minha casa organizada, para que o Altíssimo tenha prazer de sempre fazer morada.
Deus Abençoe
Abs
Waine

Thais Weinert disse...

Paz Jef!!
Texto hiiper edificante!!
Também quero ser a casa favorita do Senhor..

Deus abençõe amigo!