sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Chegaram as férias, cuidado!

Chegou o fim do ano, e a cada dia mais pessoas vão viajar, passear, ou simplesmente ficarão em suas casas na frente da televisão, dormindo ou andando pra lá e pra cá por não ter nada pra fazer.

Por melhor que sejam estes dias de férias, não é segredo que é o período mais perigoso do ano. Existe aquela frase baseada em Mateus 12.43-45, que fala que mente vazia é oficina do diabo. Agora imagina que esta mente no período de férias não está vazia, mas está constantemente vendo uma vitrine de carnalidades acontecendo diariamente.

O grande problema é a consciência de que as férias são um período onde se deve aproveitar para fazer o que se quer, o que se gosta e esquecer as demais coisas da vida (um período em que pode tudo, e os pecados não existem). O perigo é que esse pensamento geralmente inclui as vontades da carne, e deixa de lado as necessidades do Espírito.

A vida não pára nas férias, ela muda, mas continua, e nossa necessidade da presença de Deus continua igualzinha. Há duas escolhas a se fazer então: aproveitar ao máximo e realizar todos os desejos da carne e depois de saciado voltar a vida normal cansado (pois o pecado vai gerando a morte), culpado (uma hora ou outra isso vai acontecer) e começar o ano mais atribulado do que antes das férias.

A outra opção é aproveitar as férias para buscar mais de Deus, estar em comunhão com Ele e assim ser diariamente fortalecido, e quando voltar para a rotina normal se sentir forte, muito bem disposto, mais perto de Deus, com confiança de que nesse novo ano Deus estará ao seu lado e nada poderá te desanimar. Sem choro, sem dor, sem ressentimentos ou culpas.

Como trocamos as coisas importantes pelas supérfluas. Achamos que é a carne que deve ser saciada nas férias, quando na verdade será o Espírito que fará alguma diferença em nossa vida no ano que começará. Mas os filhos de Deus ficam sem ir pra igreja, sem se envolver no corpo, e acham que esse período não precisa prestar contas, não precisa de cobertura, não precisa de nada e acabam nem orando. Vixxx...

E outra questão e que ás vezes durante o ano é difícil tirar tempo para cuidar de uma alma do jeito que gostaríamos, ter tempo para discipular e isso nos angustia (espero que sim, mas que não seja desculpa). Então, agora é o tempo perfeito para ganhar galardões no céu... Para interceder, para amar e ser cheio do Espírito de um jeito que é mais complicado na correria do dia-a-dia.

Uma certeza que tenho é que quando estamos cheios do Espírito Santo, nos sentimos fortes e não nos cansamos. Quando esperamos no Senhor nossas forças são renovadas sem nos preocuparmos com isso, na carne, na alma e no espírito.

O reino de Deus não tira férias, e aqueles que fazem parte desde reino devem ter consciência dessa realidade. Nosso estilo de vida não se altera com as mudanças terrenas, pois somos cidadãos dos céus e temos esperanças completamente diferentes das do mundo, que aliás, não tem muita esperança.

A guerra não pára, e a carne não deixa de guerrear contra a vontade de Deus porque é dezembro, janeiro ou qualquer outra data. Tenhamos a perfeita percepção deste fato. E em última análise, é mais do que oportuno lembrar-se das palavras de Jesus registradas em Mateus 25.13: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.”

Então meu amigo (a), vamos aproveitar, sabendo o que realmente é aproveitar nesse curto tempo que nos é dado nessa vida terrena, não esquecendo nossa vida diária com Deus, nossos valores, princípios, o exemplo que devemos ser para que sejamos recomendáveis em todas as coisas. Que não esqueçamos que ainda estamos no corpo e que nossa união faz a diferença como em todas as outras épocas e manter contato e estar com irmãos quando possível é mais que importante. Que Deus nos dê graça para perseverarmos até o fim e ganharmos a tão aguardada coroa.

“Pior que deixar a mente vazia para ser oficina do diabo, é deixar ela equipada com todas as ferramentas que ele utiliza”

Um grande abraço!
Jef Jones

2 comentários:

Tauana disse...

Amei esse texto...Com certeza, nessa época do ano, onde todos descansam, é quando o inimigo mais trabalha!!! bjinhus Jef, que o Senhor continue a te usar a cada dia!!! Tauana Melo

danirubi26@gmail.com disse...

Olá Jef!

Gostei muito do seu texto, aliás, acrescentarei seu blog nos meus favoritos para poder desfrutar de boas leituras nos próximos dias.
Muito obrigada pq por meio do que escreveu me senti confortada em saber que não fui viajar, não fui me divertir além da conta, enfim, estou na verdade crescendo no conhecimento da Palavra do Senhor.
Se sentir vontade entre no meu blog para dar uma espiadinha... de vez enquando eu tb escrevo.
Abraços e a Paz do Senhor!
Continue!!!
Dani rubi