segunda-feira, 27 de julho de 2009

NÃO EXISTE NADA MELHOR QUE...


Ver a Argentina perder um jogo de futebol? Não, não é isso (perdão aos hermanos, é que hoje estou meio humorista), mas vamos falar agora algo que edifique. Um versículo que me chama muito a atenção na bíblia, e já me levou a muitas reflexões, está no livro de Eclesiastes 2.24, vamos ver a seguir:

“Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer no seu trabalho. E vi que isso também vem da mão de Deus.”

O que você acha desse versículo? Está certo? A vida se resume somente a isso de bom? Tantas perguntas que eu fiz na primeira vez que li, e o que me deixou mais curioso, é que o versículo ainda fala que isso (comer, beber e ter prazer no trabalho) vem da mão de Deus. Na verdade fiquei revoltado, e fui perguntar pra Deus se aquilo que eu acabara de ler estava certo, pois não tinha nada de tão extraordinário naquelas três coisas. O que posso adiantar, é que a resposta me convenceu. Vamos então as explicações.

É importante lembrar que Salomão (que é considerado autor de Eclesiastes), não conhecia Jesus, a graça, o plano de salvação e etc., mas mesmo assim ele falou em termos materiais coisas que entenderemos através de verdades espirituais.

Primeiro o versículo fala que não existe nada melhor que comer. Refletindo sobre esse ponto veio ao meu coração o versículo que está em Mateus 4.4:

“Ele [Jesus], porém, respondendo, disse: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”

Cristo, ao ser tentado por satanás, mostrou que a palavra de Deus é comparada ao alimento, só que é melhor, pois alimenta o espírito, e vale lembrar que nosso corpo é perecível, mas nosso espírito é eterno. Ponto para Jesus, que nos mostrou a melhor coisa para se comer, a palavra de Deus (sem contar que esse versículo o fez vencer a tentação).

A segunda coisa que Eclesiastes 2.24 fala é que não existe nada melhor do que beber. E veio ao meu coração outro versículo, e ele está em João 7.37:

“E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.”

Dessa vez, Jesus mostrou que ele mesmo é a fonte de águas vivas, e que a sua presença é melhor que beber água ou qualquer outra coisa na vida, pois ela sacia o espírito e dá vida eterna aqueles que a possuem.

E por fim, a terceira coisa que Eclesiastes 2.24 fala é que não há nada melhor que ter prazer no seu trabalho. Voltando novamente a Jesus, um dia ele estava andando com seus discípulos e mostrou o novo trabalho deles, a missão pelo qual foram chamados, e falou da alegria que teriam, vamos ver João 4.35-36:

“Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita. Aquele que colhe já recebe seu salário e colhe fruto para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe.”

Com esse versículo, vemos que primeiro é preciso saber qual nosso trabalho, e Jesus deixa bem claro que nosso trabalho nessa terra é ser canal de salvação para todas as pessoas, levando todos a conhecerem a Cristo (a colheita). E a segunda parte é o prazer de ver a recompensa de nosso trabalho, que são vidas salvas, além do nosso próprio galardão.

Resumindo, a palavra me fez ver o que realmente é bom nessa vida e que temos que fazer três coisas para sermos realmente felizes: comer (ler) a palavra de Deus e guardá-la em nosso coração para praticarmos e andarmos no caminho certo; beber (que é buscar) a presença de Deus que faz diferença em nossas vidas e nos dá força para aprender e praticar a palavra; ter prazer no nosso trabalho que é amar as pessoas e falar de Jesus para elas, de seu sacrifício e de sua salvação, coisa que é somente possível para quem come da palavra e bebe da presença de Deus, pois sem Ele nada podemos fazer!

Espero que você possa, assim como eu, entender sobre as coisas boas dessa vida, e se falta alguma das três, ou mesmo as três, não perca tempo, viva e veja! Lembrando que comer, beber e ter prazer no trabalho também é muito bom (ainda mais se for churrasco, coca-cola e trabalhar como provador de chocolate suíço! uhulll). Leia o primeiro versículo novamente e visualize-o desta nova forma, ele esta certo. Jesus sempre me convence, é incrível! Haha.

Um grande abraço
Jef Jones

2 comentários:

Unknown disse...

Querido Amigo,
Mais um belo texto
Parabéns
Abs
Waine

Thais Weinert disse...

Simples assim: comer, beber e ter prazer no trabalho...
Entããão vamos nos fartar lendo, beber muiiitooo e sair pra essa colheita com toda a força!!
Bênção de texto Jef! Que Deus te use ainda mais!!!