segunda-feira, 20 de julho de 2009

LEMBRANÇAS


Certa vez, quando tinha quatorze ou quinze anos de idade, tive uma namoradinha, no maior estilo namoro de adolescente, e um dia quando estávamos passeando, ouvimos uma música e ela me disse: Que música linda, essa será a nossa música! Sempre que ela tocar vou lembrar-me de você e você mim (ainda dou risadas quando me lembro dessas coisas). Eu não vi nada de mais e concordei com ela, e sempre que ouvia aquela música realmente lembrava-me dela. O que eu não esperava é que um detalhe desses realmente marcasse a memória, pois todas as vezes que ouço aquela música, ainda hoje me lembro daquele relacionamento e dou risadas, pois era muito, muito inocente mesmo.

Depois daquilo nunca mais quis saber de ter música pra marcar nenhum relacionamento, pois só na adolescência a gente tem “certeza absoluta que é pra sempre”, haha, pois com mais idade, a gente espera e torce que seja, mas de absoluto mesmo, só Deus. Essa pequena história se enquadra em muitas outras coisas que vivi, pois muitos momentos ficam marcados por símbolos, objetos, lembranças que minha memória não se dá ao luxo de esquecer.

Tenho certeza que isso não acontece só comigo, mas sei que você também tem muitos lugares, músicas, objetos e pessoas que de alguma forma marcaram sua vida. Talvez essas coisas não tenham um grande valor em si mesmas, mas as lembranças que elas trazem despertam sentimentos de alguma coisa que ocorreu no passado.

Como ninguém (talvez com a exceção do que tentou viver Michael Jackson) vive o tempo todo no mundo da fantasia, nem só de boas lembranças se vive. E se a vida for um ciclo de más lembranças, para todo lugar que se olha, só há tristeza. Sei que isso é a causa de muitas depressões, geradas por pessoas que não conseguem se livrar de coisas ruins do passado.

Existiu um homem na bíblia chamado Jeremias que viveu no tempo do antigo testamento, e viu Jerusalém ser destruída, viu pessoas sendo mortas e muitas outras desgraças e tragédias que marcaram profundamente sua história. Ele viveu num tempo de muita angústia, mas uma coisa que me marcou muito, foi algo que ele escreveu, que é a chave para se livrar das coisas ruins e viver com os olhos voltados para frente não se esquecendo de viver o presente, é claro. Se numa desgraça daquelas, ele conseguiu ter essa mentalidade, creio que não seja difícil também usarmos dela.

A sua lição está em Lamentações 3.21: “Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança”.

O que te dá esperança? Quais as boas lembranças da sua vida, que te fazem rir, que levantam seu ânimo, quais os lugares que te fazem bem e as pessoas que com quem você gosta de estar? Recorra a isso para não ficar pra baixo, e em último caso, quando a luta é tanta que não vem nada na mente de bom, lembre-se da melhor coisa que temos em nossas vidas, que é a presença maravilhosa de Deus e a eternidade que ele reservou para nós. Aliás, isso deve sempre estar em primeiro lugar em nossas mentes, todos os dias.

Peça a Deus para esquecer o que não precisa e não vale a pena ser lembrado, e uma maneira de esquecer as coisas ruins, é fazer de seu presente e futuro tão grandes que o passado não tenha mais lugar para ficar. Não esqueça que Deus tem um plano até para quem saiu do plano, isso é algo que sempre me anima (veja a história de Jonas), espero que anime você também.

São com lições simples como esta que a vida melhora radicalmente... Então porque complicar? Viva com abundância, pois foi pra isso que Cristo nós chamou. Que esse texto seja mais uma boa lembrança para você, assim eu espero.

Um grande abraço, vencedor!
Jef Jones

2 comentários:

Unknown disse...

Jefinho,
O que mais me chamou atenção no texto é que "Deus tem um plano até para quem saiu do plano".
Ainda bem que nosso Deus é muito misericordioso e Ele sempre tem o MELHOR plano para nossas vidas.
Um grande abraço do seu amigo Waine

Thais Weinert disse...

Bênçãããão puuuraaa esse texto Jef!!
'Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança', uma lição pra ser tomada por nós a cada dia...Que esqueçamos o que ruim ficou, e foquemos nas coisas boas que o Senhor nos preparou..(até rimou..hehehe)
DEUS abençoe e capacite mais e mais!!
Abraço.