sexta-feira, 31 de outubro de 2008

ELE PAGOU O PREÇO, MAS NÃO PODE ENTRAR

Imagine que você tenha comprado uma casa que foi extremamente cara, e você está muito ansioso para passar a morar nela, pois era a casa dos seus sonhos. Já está pensando em como vai decorá-la, que móveis irá colocar, a cor que ela vai ser pintada e etc. Chega então o grande dia de se mudar para lá.

Chegando nessa casa, logo na entrada você percebe que tem alguém ainda morando nela. Toca a campainha, a porta se abre e então aparece alguém que o saúda, lhe dá as boas vindas e o pede para entrar. Muito desconfiado, você pergunta quem é a pessoa, e o que estaria fazendo ali na sua casa.

- Ah, eu cuido desta casa, desde quando viviam aqui os antigos donos. Agora foi vendida para você, mas creio lhe comunicaram a existência de certas restrições para sua permanência aqui. Por exemplo, o banheiro, a cozinha e a sala de estar são de minha posse. O resto pode fazer o que quiser, mas esses outros são meus, eu decido o que fazer com eles.
Nisso, você assustadamente responde:

- Mas veja bem, como pode ser uma coisa dessas? Eu paguei por ela, e agora em certos cômodos não posso entrar, não posso decidir o que fazer, não tenho o direito de posse? Isso é um absurdo, eu paguei por ela toda e não somente por um pedaço! (claro que você não responderia nessa calma, mas deixemos assim, vamos em frente)

- É assim que vai ser, ou você pode ir embora. Se não for do meu jeito, você não pode morar aqui.
- Mas você não está entendendo, a casa é minha, eu paguei por ela!!!
- Entendo, mas banheiro, cozinha e sala de estar, nem pensar, entendeu?

Vamos encerrar por aqui essa discussão que até eu mesmo estou ficando com vontade de ir lá e atirar essa pessoa pela janela (do segundo andar)! Penso já ser possível caminhar para o objetivo deste exemplo dado, que parece ser um absurdo, mas numa meditação acabei vendo que é, infelizmente, a coisa mais comum do mundo.

O nosso coração é uma casa. Nós não somos seus donos, porém cuidamos dele e escolhemos quem viverá nele. São duas as possibilidades de moradia, ou é habitado pelo reino de Deus, tendo como Jesus o dono ou é habitado pelo mundo e bem sabemos quem é o príncipe deste mundo e do que há nele.

Então quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, ele ouve dos céus e vem para habitar em nossa vida, pois ele já pagou o preço pela nossa casa, só estava esperando o antigo dono ir embora para que ele fosse convidado. Porém, quando Jesus chega, nós simplesmente temos a mesma atitude tomada pela pessoa no exemplo, aceitamos o senhorio de Cristo em algumas áreas de nossa vida, porém em outras Ele não pode tocar. Creio que Jesus fica perguntando – Mas eu paguei por tudo, quero cuidar de toda sua vida daqui pra frente, te guiar em todas as áreas, estabelecer meu reino. Como assim ter áreas que não posso entrar?

Você deixa Jesus entrar no lugar onde faltava paz em seu coração, e Ele vem e enche e agora você sempre sentirá paz. Ele entra no lugar onde estava a doença e cura toda a dor e agora você é uma pessoa sã. Porém quando Jesus quer entrar no lugar onde estão as mentiras que você conta, as murmurações e fofocas contra as pessoas, a prostituição, a lascívia, adultérios e fornicações, nessas áreas você não deixa Jesus entrar.

Quando é para entrar na área financeira da sua vida que está quebrada, você até grita mais alto – JESUS, entre aqui nesse cômodo, por favor, dá um jeito que a coisa está feia! Daí Jesus vem, entra, te abençoa, prospera, mas quando ele olha para o cômodo do lado e diz: Filho, quero mudar aquela área ali também chamada passado, estou vendo muitos traumas, quero entrar lá e tirar tudo de ruim - você já grita desesperadamente: Não! No meu passado não. Aquela área não tem mais jeito, é muito triste, tem muita coisa ruim, eu fiz muitas coisas imperdoáveis naquela área, e muitas pessoas me fizeram sofrer ali, não entre! E assim nossa vida prossegue. Jesus triste num canto do nosso coração onde ele pode governar, vendo o vazio e a podridão do resto.

E o grande mal, a pior coisa de todas é o que os homens fizeram para acabar de uma vez com o Senhorio de Cristo. Nós dissemos: O Senhor só pode tomar posse do que é seu dentro dos templos, fora não! Dentro das igrejas pode ficar a vontade, mas do lado de fora não. Isso é visível no fato de termos muito amor e santidade nas reuniões com os irmãos, mesmo que lá fora sejamos pessoas sem caráter, que brigamos, roubamos, sempre nos dando bem em cima dos outros, invejando, difamando, apedrejando aos outros por erros que cometemos até de formas piores.

Então dentro do templo reina a paz, pois ali Jesus é o Senhor, mas chegando em casa, o pai não trata bem sua família, não lhe dá atenção. Os que estão em necessidade vão morrer de fome, pois fora do templo não há misericórdia. Os viajantes não encontram hospitalidade nem uma mão amiga para segurar. Fora do templo não há abraços com amor não fingido, não há integridade nem o colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas.

E para acabar com o resto de esperança que existe, estamos dizendo assim para Jesus agora: Dentro do templo o Senhor pode governar, mas isso acontecerá somente das 20h as 21h30min, nas terças, sextas e domingos. Se passar desse horário e desses dias já não estaremos lá, pois teremos o jogo na televisão, a novela, um jantar, uma viagem, etc.

Resumindo, Jesus já não pode ser Senhor em nenhum lugar em nossas vidas, em nossa sociedade, e ainda perguntamos por que o mundo está tão ruim, porque estão acontecendo tantas coisas terríveis. A resposta é muito simples.

Dá até nojo ver essa situação e estar em lugares onde Jesus não está, imagine como é estar num lugar onde o Rei dos Reis é limitado por nós mesmos, aqueles pelos quais se entregou, amou e continua amando. Falamos de avivamento, mas não deixamos Jesus ser Senhor de toda a nossa vida. Desanimamos e não entendemos o que está acontecendo, mas a realidade é que Jesus não mora em nenhum lugar do nosso coração, pois ou Ele é Senhor ou Ele não está. Já que o Jesus limitado não está nos templos, pode ter certeza que o que entra lá hoje é a religiosidade, com o seu Deus, o Deus da religião (mais conhecido como mortinho).

Certa vez um Jovem rico perguntou para Jesus (numa linguagem de acordo com que estou falando) que área da vida dele estava faltando ter Deus em primeiro lugar, pois em todas as outras já estava bom, para que ele tivesse a salvação. Quando Jesus respondeu que só faltava ele vender tudo e dar aos pobres e depois disso seguir a Jesus, aquele jovem foi saindo triste, pois naquela área Jesus não podia entrar, e perdeu a chance da sua vida de ter a vida.

O avivamento é simples, só precisa de um Jesus soberano reinando em nós. Ele não quer estar nos templos, mas sim em nosso coração. Ele quer estar onde nós estamos, podendo agir em todo lugar, mostrando quem Ele é para todas as pessoas. Pode ter certeza que se Jesus é o Senhor de um coração e encontra outro onde possa entrar e fazer morada, não importa quem é ou era a pessoa, ele fará a obra, pois ele não reforma, ele derruba e faz novinho em folha.

Nisso veremos que as meretrizes, viciados, miseráveis e os outros pelos quais ninguém dá nada entrarão à nossa frente no reino dos céus, pois obedeceram e entregaram toda a sua vida ao Senhor Jesus. Veremos o avivamento nessas pessoas, o fogo, a glória, sinais e maravilhas sendo operados por eles. Entregue tudo a Ele também, pois ele é fiel e digno e pagou o preço pela casa toda, e só quer o nosso melhor. Veja as áreas que faltam e pedindo perdão, deixe-o ser Senhor. Eu quero isso na minha vida, fazer parte do rebanho do meu Pastor por inteiro.

I Coríntios 6.20 – “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

Mateus 21.31b – “Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.”

Efésios 3.17 - “Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, 18 - Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, 19 - E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.”

Deus abençoe,
Um grande abraço.
Jef Jones


2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa..mensagem impactante..quero que Jesus esteja em todos os comodos da minha vida!!
Que Deus abençoe Jef..
Beijos

Unknown disse...

Jeffinho.
Mais um texto show de bola e edificante.
Parabéns
Abs
Waine